Namorar não tem idade! Aliás, quem disse que amor e sexo é somente para os jovens? Saiba que sexo na terceira idade é tão natural quanto na juventude, principalmente hoje em dia, com a maior expectativa de vida e tecnologias médicas.
Mesmo assim, por que a sociedade insiste em ainda associar velhice à falta de libido? Segundo especialistas, o tabu em relação ao sexo na terceira idade está ligado aos estereótipos e a ideia de que esta etapa da vida é sinônimo de reclusão e cuidado com os netos.
O modo de conceber essa etapa da vida ainda é permeado por preconceito e estereótipos. É como se os idosos não tivessem direito a redescobrir o prazer sexual e outras atividades prazerosas.
Apesar desta questão gerar estranheza em muita gente, temos que lembrar o seguinte: o sexo faz parte da vida do ser humano e pode estar presente no cotidiano do casal, ainda que estejam na Menopausa ou Andropausa.
É claro que o momento da vida é diferente e o corpo se comporta de forma diferente. Mas nada disso é motivo para excluir a sexualidade da vida do casal.
Como melhor o sexo na Terceira Idade
O sexo pode melhorar em qualquer idade. Muitos adultos dizem que as suas vidas sexuais melhoram à medida que envelhecem. Depois que as crianças crescem e trabalham e que já não exigem mais a energia que antes precisavam, o casal pode relaxar e desfrutar juntos um do outro, sem distrações. Eles se dão conta que o sexo se torna melhor!
Com um pouco de criatividade e comunicação, também podem melhorar sua vida sexual. Aqui estão algumas dicas para fazer do sexo na idade adulta uma melhor experiência para si em qualquer idade.
Melhorar a comunicação
A comunicação é a chave para a verdadeira intimidade. Como o seu corpo envelhece ao longo dos anos, é importante comunicar os seus pensamentos, sentimentos, medos e desejos ao seu parceiro.
A comunicação ajuda ambos! E também ser compreensível com você mesmo e com seu (sua) parceiro (a). Tente, ao máximo, aproveitar o momento sem se prender a exigências e cobranças, afinal, elas não ajudam a manter uma vida sexual ativa e saudável.
Usar a criatividade
Por ser uma pessoa mais velha, talvez não se sinta tão confortável com algumas posições sexuais, como se sentia antes. Sexo nesta idade exige criatividade. Experimente posições que dê prazer e conforto, tanto a si como para seu parceiro. Outra dica é recuperar e aprimorar o romantismo, como por exemplo, decorar o espaço, meia luz, lençóis confortáveis e limpos e massagem. Tudo isto cria um clima de cumplicidade que faz inesquecíveis os momentos a sós.
Corpo e Mente Saudáveis
Isso é fato: um corpo saudável vai ajudá-lo a desfrutar mais do sexo, não importa a sua idade. Mantenha as frutas e os legumes sempre na sua lista de compras e limite a quantidade de álcool que consome. Muito álcool na dieta pode reduzir a função sexual em homens e mulheres.
Alongamentos, aeróbica para o seu coração e pesos para melhorar a força, vai ajudar a se sentir mais sexy, e a melhorar a sua força e flexibilidade.
Outra dica, principalmente para as mulheres: se necessário, faça uso de lubrificantes na hora do sexo. Eles facilitam a penetração e a tornam mais prazerosa.
Consultar um médico
Para todos os adultos, não apenas os idosos, os medicamentos e a dor podem afetar a vida sexual. Se tiver uma pergunta sobre como as prescrições dos medicamentos podem afetar a sexualidade dos idosos, consulte o seu médico.
Cuidado com o uso de medicamentos. Muitos prometem coisas maravilhosas, mas lembre-se que medicamentos devem ser tomados apenas sobre supervisão médica.
Acompanhe seu ritmo
Não adianta nada ficar comparando o que acontecia há anos atrás e a situação atual. As coisas são diferentes, mas isso não quer dizer que não serão boas. Tem alguma hora do dia quando se sente com mais energia? Esse é o momento ideal para ter relações sexuais. As manhãs são normalmente bons momentos já que descansou a noite toda, mas qualquer momento é bom se funciona para si e para o seu parceiro.
Talvez os preliminares sejam menos do que antes, mas a união e o amor estarão sempre lá. Procure se concentrar no momento presente.
Sexo Seguro sempre
Muitos profissionais de saúde ainda têm dificuldade de abordar o tema sexo com os idosos. Os mais velhos, por sua vez, não viveram na época em que o preservativo era necessário. Assim, o tabu e o desconhecimento promovem uma vulnerabilidade no que tange à gestão da vida sexual na terceira idade. Mesmo na terceira idade e com parceiro fixo, não deixe de usar preservativo. A camisinha é recomendada para relações sexuais em qualquer idade.
O importante é viver feliz, saudável, curtindo e fazendo as coisas que se gosta! Não esqueça: seja criativa, amorosa, de mente aberta e comunicativa com o seu parceiro. Vai notar que é possível fazer amor em qualquer idade.